Quase dois anos depois do lançamento do Photoshop CS4, a Adobe lançou em abril de 2010, mundialmente, a versão CS5, que promete facilitar bastante a vida dos profissionais que trabalham com edição de imagem.
O Superdownloads teve o prazer de testá-lo e mostrará a você o que vem por aí; mas nada de linguagem técnica - fizemos uma review simples e que mostra, na prática, os novos recursos do editor.
do Photoshop CS5
O Adobe Photoshop CS5 Extended trial já pode ser baixado grátis e não requer serial para ser testado.
Performance
Pelos testes que fizemos, a inicialização está mais rápida do que antes, mas nada de tão interessante, pois isso é em relação ao programa sendo aberto sem nenhuma imagem. Quando abrimos uma imagem com ele, leva o mesmo das versões anteriores.
O consumo de memória continua o mesmo das versões anteriores, em média 600 MB, mas o consumo de durante as operações diminuiu um pouco, mas está muito perto do consumo das versões anteriores.
A instalação levou 5 minutos (tempo contado desde os dois cliques no instalador até a finalização) e não faz muitas perguntas complexas ao usuário. Um ponto negativo disso é que não é possível remover componentes indesejados do editor.
Interface
Não espere uma mudança radical do visual. Os menus e barras ganharam ícones remodelados, mas bem semelhantes aos introduzidos pelas versões CS anteriores. O editor abandonou os temas e barras de do Windows, ou seja, no XP, no Vista e no 7 ele terá os mesmos botões e o mesmo esquema de cores.
Quem usa o organizador de Bridge não precisa mais abri-lo para importar para edição, pois o CS5 agora conta com um menu pequeno que exibe tudo que você tem armazenado lá.
As novidades do CS5
Foram inseridos novos recursos, mas as novidades mais interessantes estão mesmo na eliminação de passos no processo de edição. Em outras palavras, agora é possível eliminar objetos indesejados rapidamente, em menos de 5 cliques, e criar animações (GIFs e ), por exemplo.
Content-Aware
Com essa opção, é possível redimensionar imagens de forma mais inteligente e sem tanta perda de proporcionalidade. Veja:
Remover objetos ou pessoas indesejadas das imagens ficou mais fácil sem precisar selecioná-los precisamente (o método mais usado para remoções) e preencher manualmente o espaço vazio. Com isso, não é necessário gastar tanto tempo nas montagens desse tipo.
Antes:
Depois:
Puppet Warp
Aliada ao Content-Aware, essa permite ajustes em objetos. O que você acha de mover os braços do seu amigo que está na frente de todo mundo na ? Com a seleção de pontos de articulação, em alguns cliques você faz isso.
Seleção de objetos
Essa também é uma parte bem interessante, que foi remodelada. Com os novos cálculos de seleção é possível criar seleções mais genéricas e refiná-las até o resultado desejado.
Selecione uma pessoa de forma livre, só o contorno; com o botão Refine Edge, você pode melhorar a seleção baseando-se no contraste, cores, fundo usado e muitas outras opções.
Na palestra de lançamento no , onde foi apresentado o Adobe CS5 e os produtos da Creative Suite 5, um ponto foi salientado: selecionar cabelos femininos, por exemplo, agora leva menos tempo com os novos cálculos que o editor é capaz de fazer.
Conclusão
Com as novidades introduzidas na versão CS5, o Photoshop está ainda mais prático de ser usado e tornará as edições de imagem muito mais rápidas. Vários passos serão eliminados e o tempo total até obter um resultado legal cairá bons 50%.
As novidades não são tão radicais, são mais aprimoramentos do que já existia; então, quem aprendeu a usá-lo baseando-se nas das versões anteriores não terá problemas, bastará se dedicar para dominar as novas técnicas.
Para quem nunca mexeu, é um bom momento para começar, pois a tendência aponta para um refinamento ainda maior que o que foi produzido até hoje - e atalhos novos como esses serão criados no futuro. Parabéns, Adobe.