Google Body Browser

Se você já saiu da escola, deve se lembrar daquelas maquetes do corpo humano que representavam cada um dos sistemas. Imagine como seria ainda melhor se fosse possível visualizar o digestório, circulatório e vários outros, em uma interface interativa que pode ser controlada pelo mouse e não requer arquivos de instalação.

Pois é exatamente isso que oferece o Google Body Browser, nova ferramenta do Google Labs criada para fins estudantis. Ele roda totalmente online, mas infelizmente não são todos os navegadores que oferecem suporte para o serviço, pois o aplicativo exige que o browser possua aceleração WebGL (recomenda-se o Mozilla Firefox 4 ou o Google Chrome 10).

Ângulações diversas

O que ele faz?

Basicamente: mostra o corpo humano. Mas é lógico que vai muito mais além. O Google Body Browser pretende ser uma versão definitiva de softwares do gênero, buscando ser referência no assunto. Ainda é uma versão inicial, mas os primeiros passos já estão sendo dados. Prova disso é a excelente qualidade do sistema.

Ao abrir o serviço, você verá uma garota com roupas de ginástica. Com o mouse é possível modificar o posicionamento dela em relação à tela e também em relação ao seu eixo cervical. Mas esta não é a principal função do software, afinal de contas ele foi criado para fins estudantis.

Músculos variados

Botões de comando

Na parte esquerda da interface, há comandos muito similares aos oferecidos pelo Google Earth ou pelo Google Maps. O primeiro botão é responsável pelo posicionamento da “câmera” do Google Body Browser: com ele você pode rodar ou reposicionar a modelo na tela do aplicativo, facilitando a visualização de cada parte da estrutura corporal.

Logo abaixo há um botão menor com as opções “+” e “-”. Estas duas opções são referentes ao aumento ou à diminuição do zoom aplicado à modelo, mesma função que pode ser acessada por meio do botão de scroll do mouse.

Sistema nervoso

Barra de camadas

Um pouco mais abaixo destes comandos está a barra deslizante de camadas. Ela serve para que os usuários possam localizar mais facilmente cada tipo de estrutura desejada. Por padrão esta barra está na parte mais alta, representando a visualização do corpo com pele e cabelos.

Logo abaixo, há um braço contraído. Deslizando a barra até ele, você poderá visualizar todos os músculos e tendões, desde os mais conhecidos (bíceps, tríceps e quadríceps), até os menos comentados nas salas de aula, como músculos dorsais. O ícone do osso representa a visualização do esqueleto.

Mais abaixo está o coração. Deixando a barra deslizante sobre ele, você terá acesso a todo o sistema circulatório, com informações sobre veias e artérias. Por fim, o cérebro dá acesso a todo o sistema nervoso, mostrando os caminhos dos impulsos elétricos que movimentam os nossos corpos.

Ossos do esqueleto

Busque o que quiser

Caso não queira localizar cada parte do corpo, você pode também utilizar o botão de buscas integrado ao próprio Google Body Browser. Localizado no canto superior direito, só é preciso digitar o que busca, mas em inglês, pois o sistema do serviço ainda não possui cadastros na língua portuguesa.

Busca de órgão internos

Assim que digitar e pressionar a tecla “Enter”, o Google Body Browser focalizará no resultado automaticamente. Você pode realizar o procedimento quantas vezes quiser para conhecer melhor todas as partes do corpo humano.

Clique aqui para acessar.

Marie Claire - Capa em movimento para IPad com Emma Watson

Sempre que ouço falar em versão de revista para ipad o que vejo, em sua grande maioria, são espelhos da edição impressa com poucos recursos de mídia explorados. Neste caso específico a revista Marie Claire inovou com a atriz Emma Watson fazendo a capa de sua edição em movimento.


No link abaixo da para ver em página cheia no navegador.

Emma Watson

Free counter and web stats