Conheça as principais novidades do novo beta 3 do iPhone OS 4

A primeira coisa que se nota é que o sistema está bem mais rápido (até mesmo que o OS 3.1.3) e sem todos os bugs do beta 2. O problema com o álbum de fotos, que não guardava nem fotografias tiradas com a câmera e nem fotos da tela do aparelho (screenshots), finalmente foi resolvido.

Fundo do Folders

Aquele fundo legal do Folders, meio emborrachado com bolinhas (veja-o aqui), foi trocado pelo padrão do iPad. Uma pena.

Seguindo a mesma linha, o dock do multitarefa também mudou:

Comandos de música no dock

A Apple solucionou um problema que teriam os usuários do iPhone 3GS e no iPod 3G, que com a mutlitarefa perderiam a função de controlar as músicas do iPod com dois toques no botão de início. Agora os controles aparecem no dock do fast app switching, bastando deslizar os ícones para a direita.

Provavelmente você reparou a mesma coisa que eu: os botões ficaram horríveis e espera-se que não sejam os definitivos.

Bloqueio da orientação vertical

Percebeu na imagem anterior o desconhecido botão da esquerda? Ele não tem a ver com a função iPod e sim com a orientação da tela. Agora será possível travá-la para que ela não mude mais ao virar o aparelho na horizontal. Ainda não se sabe se a função estará disponível também para o iPhone 3G e iPod touch 2G, que não terão o dock da multitarefa.

Quando a função está ativada, um sinal aparece na barra superior do aparelho, igual ao que já acontece com o iPad.

Fechamento múltiplo de aplicativos ‘abertos’

Uma preocupação que muitos têm em relação aos aplicativos em multitarefa ficarem rodando ao fundo mesmo quando não o usaremos mais. Eles na verdade não ficam realmente abertos, mas para quem é meio paranóico com isso, pode ‘oficialmente’ encerrá-los através do dock. Antes era preciso tocar em cada um para que o símbolo de fechar aparecesse para ele, mas agora aparecem em todos ao mesmo tempo, ficando mais fácil.

Fechamento dos aplicativos abertos

Melhora considerável no dicionário do sistema

O sistema de aprendizado do dicionário em português melhorou muito. Agora, basta apagar uma palavra que não se deseja e ele já aprende a nova. Simples assim.

Troca de imagem de fundo


Nos aparelhos de 3ª geração, a escolha da imagem de fundo da tela bloqueada e da inicial ganharam uma opção especial nos Ajustes, mostrando uma prévia dos fundos instalados.

A Apple ontem tinha retirado do ar o beta, por apresentar problemas em arquivos do SDK. Mas nesta madrugada uma versão corrigida já foi postada e aconselha-se aos desenvolvedores que já instalaram a primeira versão, de reinstalar o beta novamente para evitar problemas.

É sempre bom lembrar que a versão beta é exclusiva para desenvolvedores e pessoas que possuam seu aparelho registrado com a Apple. Encontrar cópias pela net e instalá-las simplesmente, bloqueia completamente o aparelho.

Acredita-se que a versão pública do iPhone OS 4 esteja disponível para modelos de 2ª e 3ª geração do iPhone e iPod touch já no mês que vem. Será gratuita para usuários de iPhone e ainda não se sabe se será cobrado para quem usa iPod touch. Os iPads só ganharão nova versão do sistema em setembro.

Nenhum comentário:

Free counter and web stats